De uns meses para cá, comecei a notar meu filho, de três anos e meio, bastante agitado em alguns dias, e outros um pouco mais calmo. O que me fez pensar no por quê dessas "oscilações".
Nas minhas pesquisas, acabei encontrando informações sobre estudos realizados em relação ao açúcar e me surpreendi. Porque acabei descobrindo que pode sim haver uma relação entre o uso de açúcar e a hiperatividade infantil.
Entre alguns dos males que o açúcar pode nos trazer estão: Hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e distúrbios de humor em crianças, reduzir as defesas contra infecções bacterianas, interferir na absorvição de cálcio e magnésio (essenciais a saúde), reduzir o hormônio do crescimento em crianças, entre outras muitas coisas...
Claro que comecei uma redução consciente aqui em casa. Até porque não pretendo cortar tudo o que meu filho come de doce. Uma vez, li uma frase que levo para as minhas "dietas". Consumo com moderação.
Claro que vou usar açúcar nas receitas, e eventualmente ele vai ingerir industrializados. Isso faz parte da vida moderna. Mas, é claro que podemos modificar alguns hábitos, e viver mais saudáveis.
Por exemplo: Evitar consumir açúcar a noite, não consumir refrigerantes, sucos, biscoitos, industrializados todos os dias, ou dar preferência aqueles que tenham uma quantidade menor de açúcar, como os integrais. Oferecer frutas como substitutas das sobremesas tradicionais. Trocar o açúcar branco pelo mascavo para adoçar os alimentos quando necessário.
Poucas mudanças fazem a diferença...
0 comentários:
Postar um comentário