quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Conscientizar a família.

Cuidar de uma criança não é tarefa fácil, porém, de uma criança com alergias alimentares a coisa complica um pouco mais. Além de todos os cuidados necessários, a necessidade de supervisão constante da dieta da criança é algo que preocupa os pais. Afinal, a falta de informação de algumas pessoas, faz com que os cuidados possam ser banalizados certas vezes.

A conscientização da família, como um todo, é muito importante. Principalmente se os familiares convivem com a criança. Precisa haver cuidado com o que é oferecido a criança, mas também um cuidado extra para que o pequeno não se sinta excluído das atividades.

Essa tarefa não é fácil. Muitas pessoas por não estarem familiarizadas com as reações que os alérgicos apresentam, tendem a não acreditar ou a pensar que se trata de algo exagerado ou sem sentido. Muitos dizem que as crianças não podem crescer saudáveis sem o leite na dieta, o que é o oposto no caso dos alérgicos e intolerantes a lactose.

Minha sugestão é que você apresente o laudo médico do diagnóstico da criança aos familiares. Explique com palavras simples sobre o que é a alergia, e quais são os cuidados a serem tomados. 
Peça a ajuda de todos. Eles precisarão participar para que a criança esteja segura e possa continuar o convívio familiar sem receios.
Saliente que os rótulos de todos os produtos precisam ser lidos antes de que se ofereça o alimento a criança. 
Alimentos sem rótulos, se possível, devem ser evitados. (Ex: bolos feitos pelo supermercado, salgados, doces, etc).
Se a criança tiver idade suficiente para compreender, explique francamente o por que das restrições, e convide a procurar as alternativas juntos. Fazer com que ele, ou ela, participe das escolhas do cardápio, faz com que a transição seja mais atrativa. 
E tenha paciência, pois você será questionada muitas vezes...


0 comentários:

Postar um comentário