Bem, primeiro aprendi que a intolerância a lactose não causa alergias na pele. A intolerância a lactose é uma dificuldade do intestino em digerir a lactose, e apesar dos sintomas serem parecidos o tratamento é diferenciado.
A Alergia a Proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação alérgica ás proteínas do leite. Diferentemente da intolerância, essa é mais comum em bebês e crianças.
Os sintomas são: dores abdominais, dermatites (vermelhidão na pele, descamação, e sensação de "pele grossa") e problemas respiratórios. Os sintomas podem aparecer minutos depois de ingerir o leite (ou derivados) ou até mesmo horas ou dias depois.
O tratamento é retirar completamente o leite e seus derivados da dieta da criança, sendo que se está ainda está sendo amamentada, a mãe deve retirar esses alimentos da sua dieta também, já que a lactose é transferida através do leite materno.
É muito importante aprender a ler os rótulos dos produtos oferecidos a criança. Saiba que produtos industrializados contém produtos com nomes diferentes (exs: caseína, caseinato, soro de leite e proteínas do soro), e estes também devem ser evitados.
Igualmente, outros leites de origem animal devem ser evitados (ex: leite de cabra).
As alternativas são os leites vegetais, sendo o mais comum deles, o leite de soja que hoje em dia já é amplamente comercializado em supermercados. Com boas variedades de sabor e texturas. Porém não deve ser oferecido antes do sexto mês (consulte o pediatra).
Outra dica são os produtos orgânicos. Geralmente os produtos não contém leite ou derivados e não contém conservantes, outro bônus. Apesar de terem preços agregados, valem o investimento.
Um cuidado especial que deve ser considerado, é que existem alguns remédios que contém lactose na fórmula.
Como vocês bem devem imaginar pelo meu primeiro post, depois de muita pesquisa, descobri que meu Pedro não tinha a intolerância, mas sim, a alergia ao leite. O que muda bastante coisa no dia-a-dia. Por exemplo, existem leites sem lactose sendo vendidos nos supermercados. A criança que tem alergia ao leite não pode consumi-lo, porém o intolerante pode. Aconteceu recentemente de comprarmos cupcakes que diziam ser sem lactose, porém o recheio era de leite (zero lactose - fato que fui saber depois da compra). Óbvio que o Pedro teve reações fortes e eu morri de culpa. Só então, depois de quase três anos de "prática" na dieta sem leite, fui saber que haviam diferenças entre a intolerância e a alergia, e quão importante era estar informado sobre tal.
Indico a vocês o site: http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/
Este site explica muito bem as diferenças entre as doenças, dicas de receitas, grupos de apoio aos portadores e dica com profissionais.
0 comentários:
Postar um comentário