sábado, 18 de outubro de 2014

Culinária vegana. Referências para APLV.

Boa tarde pessoal,

Sábado, aqui em casa é dia de visitar as vovós e comer guloseimas. Claro, que a família toda já está pra lá de acostumada com a dieta sem leite do Pedrinho, então as coisas ficam mais fáceis.
É muito importante para a criança que sofre de APLV, que toda a família compreenda e ajude na adaptação a dieta e que a mesma não se sinta excluída ou inferiorizada por não poder utilizar determinados produtos.
Hoje, no Brasil, existem cerca de 5 milhões de crianças com alergias alimentares. Grande parte delas é alérgica ao leite de vaca. Muitas pessoas acham que leites sem lactose podem ser oferecidos a criança APLV, o que não é verdade. A caseína é uma das principais proteínas do leite e está presente nesses produtos - ou seja, a criança terá reação a leites sem lactose também.
Muitas pessoas questionaram os pais pelas restrições na dieta da criança. Mas lembre-se que trata-se de uma questão médica, e que só uma vez, ou um pedacinho, faz sim toda a diferença.
Minha dica é explicar pacientemente a todos, várias vezes, porque nem todo mundo vai entender de início, que o tratamento é feito dessa forma, e é necessário seguir a risca a nova dieta.

Para mostrar que existe sim vida com restrição alimentar, vou dar uma dica da culinária vegana para vocês brigadeiro de biomassa de banana verde.

(Perá, o que é isso?) você pensou agora, não é?

Vamos lá!

A biomassa de banana verde é um purê, sem gosto, feito de banana verde (sim bem verde), que substitui cremes e farinhas no preparo de alimentos. Tem baixo índice glicêmico, e não engorda!
Outra grande vantagem, é a quantidade de fibras existentes na biomassa.

Modo de preparo da biomassa:

Pegue um cacho de banana bem verde. Utilize quantas quiser, sugiro 6. Corte as bananas do cacho, uma a uma, e não descasque. Cuide para não deixar a parte interna exposta. Lave cada banana com casca, com água e sabão e enxague. Em uma panela de pressão, coloque água até a metade da panela e espere ferver. Depois que ferveu, mergulhe as bananas. Tampe a panela. Quando a panela fizer barulho, baixe o fogo e deixe por 8 minutos. Desligue. Deixe que a pressão saia naturalmente. Não acelere o processo.
Saída a pressão, destampe a panela, e descasque as bananas ainda quentes. Bata as bananas no liquidificador, acrescente um pouco de água, se necessário, para obter a massa. E está pronta a biomassa!

Brigadeiro:

Ingredientes:

2 xícaras de biomassa de banana verde;
2 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou farinha de arroz, ou de amêndoas.
1 xícara de achocolatado sem leite, ou cacau (verifique sempre a embalagem);
1 xícara de açúcar;
Castanhas picadas ou coco para enfeitar.

Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar, faça bolinhas e enrole nas castanhas ou no coco ralado. Leve a geladeira.  Pronto!






0 comentários:

Postar um comentário